Afroempreendedorismo

Campanha impulsiona empreendedores e celebra a inventividade preta

Parceiro da PretaHub há 5 anos, Mercado Livre amplia a visibilidade e acelera a digitalização de empreendedores negros no Brasil e na Colômbia

hero-feria-preta.png

Afroempreendedorismo

Buscando fortalecer e ampliar cada vez mais a visibilidade de afroempreendedores, o Mercado Livre lançou em dezembro uma nova campanha para celebrar o empreendedorismo negro e sua capacidade de gerar tendências. A iniciativa reuniu mais 1.000 produtos de moda, beleza e decoração produzidos por 70 marcas, curadas pela Feira Preta, em uma página especial dentro do marketplace do Mercado Livre. Dessa forma, os consumidores tiveram acesso a produtos vendidos por empreendedores de todo o Brasil.

A edição de 2022, que aconteceu entre 5 de novembro e 4 de dezembro, marcou o retorno presencial da Feira Preta e contou com uma programação repleta de empreendedorismo, tecnologia, literatura, música e artes digitais, em diversos pontos da cidade de São Paulo.

thumb-video-feira-preta.JPG

"Além de incentivar a digitalização dos negócios, estamos impulsionando o trabalho da PretaHub, colocando à disposição de milhares de afroempreendedores nossas ferramentas, conhecimentos e serviços do maior e-commerce e fintech da América Latina. Ao dar visibilidade, aproximamos essas marcas de mais de 88 milhões de usuários, trazendo protagonismo e permitindo seu crescimento."

Laura Motta, Gerente Sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre Brasil

Capacitação em e-commerce

Com o mote "Nós fazemos o futuro acontecer", a campanha consolidou o quinto ano da parceria do Mercado Livre com o PretaHub, responsável pela organização da Feira Preta. Desde 2018, a empresa oferece capacitações em e-commerce como parte da jornada do Afrolab, programa que acelera empreendedores negros, indígenas e quilombolas desde o processo criativo até a comercialização de produtos e serviços. A iniciativa integra as ações do Mercado Livre de fomento ao empreendedorismo e de democratização do acesso ao comércio eletrônico e ao dinheiro na América Latina.

Desde 2021, o Mercado Livre e o PretaHub se uniram para levar a metodologia do Afrolab também para a Colômbia. Entre os dias 3 e 7 de outubro, 30 empreendedores do país receberam capacitações e assessorias em autoconhecimento, criatividade, gestão empresarial e marketing digital, entre outros temas.

No ano passado, foram beneficiadas 80 mulheres empreendedoras no formato online. Desta vez, as formações foram presenciais e direcionadas para participantes do Festival de cultura afro Petrônio Álvarez, beneficiando negócios que comercializam produtos de artesanato, design, estética e cosmética que valorizam a identidade cultural de comunidades afro e indígena do país.

"O Mercado Livre é a maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina e estamos muito contentes em dar um passo a mais nessa parceria. Por meio desta edição do Afrolab, vamos potencializar negócios e oferecer oportunidades de crescimento para esses empreendedores, além de seguir fomentando o empreendimento negro."

Adriana Barbosa, CEO do PretaHub

Mercado Pago: o banco digital da Feira Preta

O retorno presencial da Feira Preta presencial trouxe também outra novidade: o Mercado Pago foi o banco digital oficial do Festival. Além de ser o principal patrocinador da área de empreendedores do evento, o Mercado Pago doou 240 maquininhas para os negócios que participaram da Feira, concedeu tarifas diferenciadas e distribuiu um kit Pix com diversas funcionalidades para digitalizar e facilitar os recebimentos das vendas.

O banco digital do Mercado Livre ainda contou com um espaço próprio para apresentar e promover seus produtos e serviços de pagamento e, para apoiar o conteúdo do festival, levou a orientadora financeira e empresária Nathália Rodrigues, a Nath Finanças, que conversou e tirou dúvidas de consumidores e empreendedores em um painel especial.

"Estamos diariamente apoiando micro e pequenos empreendedores com serviços que garantem uma melhor gestão de seus negócios. Nesse contato, observamos o quanto a população negra precisa superar barreiras estruturais, fazendo com que seja necessário ampliar esforços e investimentos para apoiar negócios diversos e de impacto positivo."

Gabriela Szprinc, Diretora Sênior de Pagamentos do Mercado Pago

Conheça mais sobre a iniciativa

Feira Preta

regenera-thumb-1116x870.png

Regenera América chega a US$ 23,7 milhões em 2023

29-09-2023

Atuamos hoje

Sabemos que o desafio é grande e requer que atuemos agora para mudar o presente e o futuro.

Baixar o Relatório 2023