Iniciativa
Afroempreendedorismo

Sobre a iniciativa
Existe um futuro preto. E ele não se constrói sozinho.
Em parceria com a Preta Hub, impulsionamos o crescimento de negócios liderados por afroempreendedores no Brasil e na Colômbia, contribuindo para a sua digitalização, para a geração de renda e para o fortalecimento dos laços da América Latina com a herança da diáspora africana.
Como funciona
Desde 2018, o Mercado Livre é parceiro do Preta Hub no fortalecimento de negócios liderados por afroempreendedores no Brasil. Para isso, disponibilizamos nossas ferramentas e o nosso conhecimento em estratégias de vendas online para os empreendedores negros participantes do Afrolab, iniciativa de apoio, promoção e impulsionamento do afroempreendedorismo liderado pelo Preta Hub. Também destacamos suas histórias e seus produtos em nossa plataforma, por meio de uma Loja Oficial exclusiva da Feira Preta e campanhas de promoção e valorização cultural.
Além disso, somos patrocinadores do Festival Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina, e da Casa Preta Hub, espaço de criação digital para afroempreendedores. Na edição de 2022, o Mercado Pago foi um dos patrocinadores do Festival Feira Preta, oferecendo soluções financeiras e conteúdos de educação financeira para os empreendedores participantes do evento.
Desde 2021, levamos a metodologia do Afrolab e conteúdos de venda online e ferramentas digitais para empreendedores negros e indígenas da Colômbia. Trabalhamos em parceria com o Preta Hub e o Petronio Álvarez Pacific Music Festival para promover o crescimento de projetos no pacífico colombiano. A iniciativa oferece capacitações e consultoria em autoconhecimento, criatividade, gestão empresarial e marketing digital.

Apoiar a digitalização de empreendedores negros contribui não apenas para a geração de renda, mas também para a valorização da sua existência enquanto potência criativa e empreendedora.
Principais resultados
+900
+900 produtos disponíveis na Loja Oficial da Feira Preta no Mercado Livre Brasil.
274
274 afroempreendimentos capacitados no Brasil e na Colômbia.
Esta é apenas uma parte