Educação Financeira

Educação Financeira para Mulheres e Jovens na América Latina

Em parceria com a Pró Mulher, Aliança Empreendedora e Junior Achievement Américas, Mercado Pago impulsiona o empreendedorismo feminino e apoia a educação financeira de jovens.

1Blog Emprende.jpg

Mercado Pago impulsiona o empreendedorismo feminino e apoia a educação financeira de jovens.

Estamos continuamente pensando em novas maneiras de fortalecer a inclusão financeira e a democratização do acesso ao dinheiro na América Latina. Ano após ano, derrubamos barreiras de conhecimento e servimos como uma porta de entrada para informações que permitem que cada vez mais pessoas cresçam, reconhecendo que, para alcançar uma mudança sistêmica e sustentável, a formação é essencial. É ela que permite que as pessoas tomem decisões bem informadas sobre sua própria economia e a de seus negócios e, de forma mais ampla, exerçam seus direitos e responsabilidades como cidadãos.

Visando fornecer ferramentas para o desenvolvimento de populações menos privilegiadas ou historicamente excluídas, o Mercado Pago lançou dois projetos de educação financeira na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai. Por um lado, visa impulsionar os negócios de milhares de mulheres microempreendedoras; por outro, busca oferecer a primeira formação para milhares de estudantes do ensino médio de escolas públicas.

Educação Financeira para Mulheres Empreendedoras

Hoje, existem mais de 7 milhões de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) na região e mais de 50% delas são lideradas por mulheres. Apesar de serem impulsionadoras da economia e geradoras de empregos, as empreendedoras latino-americanas enfrentam barreiras para acessar serviços financeiros e ferramentas de gestão, elementos-chave para a formalização e crescimento de seus projetos. Muitas vezes, seus negócios operam na semi-formalidade, com capacidade limitada para crescer e ter acesso ao sistema financeiro formal.

Para potencializar sua educação financeira, firmamos parcerias com a Pró-Mulher e a Aliança Empreendedora. Juntos, oferecemos para mais de 3.000 mulheres ferramentas de gestão que lhes permitem aumentar sua capacidade de geração de renda, além de projetar um futuro sustentável para seus negócios. Apoiamos essas mulheres durante todo o ciclo de desenvolvimento de seus empreendimentos, seja na pré-incubação, incubação ou aceleração dos negócios.

Através dessa iniciativa, proporcionamos acesso a conteúdos dinâmicos sobre planejamento financeiro, metodologias ágeis, canais de vendas e financiamento, com um material desenhado para que seja acompanhado de acordo com o próprio ritmo e necessidades. Além disso, fomentamos uma comunidade de empreendedoras: como parte de uma rede regional, as mulheres ampliam suas possibilidades de networking, ao mesmo tempo que têm acesso a mentoras e aulas virtuais ou presenciais, que complementam sua formação.

Educação Financeira para Jovens

Sabemos que não há mudanças sustentáveis sem educação, em qualquer dimensão social. Claro que, para gerar transformações profundas em populações afetadas por algum tipo de lacuna estrutural, a formação não pode depender apenas do compartilhamento de vídeos e tutoriais. Desenvolver habilidades quando os jovens ainda estão na escola é um dos maiores equalizadores no acesso a oportunidades futuras para os indivíduos. Portanto, buscamos levar aos jovens conteúdos relevantes, e fazemos isso no momento certo.

Por isso, temos orgulho da parceria entre o Mercado Pago e a Junior Achievement Américas. Juntos, desenvolvemos uma iniciativa que oferece treinamento em educação financeira básica a 3.900 estudantes do ensino médio, com idades entre 16 e 18 anos, de escolas públicas da região.

Graças a esse projeto, realizado por meio de um campus virtual com suporte personalizado dos professores, meninos e meninas aprendem desde cedo conceitos como poupança, crédito e planejamento financeiro pessoal, que os capacitam a desenvolver melhor sua capacidade de gerar valor e recursos, tanto para si mesmos quanto para suas comunidades.

Desafios na Educação Financeira na América Latina

Essas iniciativas do Mercado Pago têm como ponto de partida uma pesquisa sobre educação financeira realizada com a Trendsity em cinco países da região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México) em 2021. O estudo indica que a crescente adoção de métodos digitais de pagamento e recebimento está impulsionando o interesse e a aprendizagem sobre diversos temas relacionados às finanças, embora ainda existam desafios significativos.

Sete em cada dez pessoas bancarizadas têm conhecimento financeiro básico insuficiente, e 81% dos entrevistados afirmam que há necessidade de maior educação e informação sobre serviços financeiros digitais. Por outro lado, os dados destacam uma participação menor das mulheres no sistema financeiro da região: 57% dos homens têm uma conta bancária, em comparação com 51% das mulheres. Apenas 10% das mulheres conseguem poupar, em comparação com 16% dos homens, e 34% dos homens foram capazes de responder corretamente a 3 de 4 perguntas financeiras, em comparação com 25% das mulheres.

Diminuir essas lacunas é especialmente importante em um contexto em que o acesso a contas digitais, créditos e investimentos está se tornando cada vez mais generalizado. Isso é confirmado pelo primeiro Índice de Progresso de Inclusão Financeira do Mercado Pago, apresentado recentemente após pesquisa com mais de 45.000 usuários na Argentina, Brasil e México para medir o impacto dos serviços financeiros.

Conduzido pela America Market Intelligence, este estudo de abordagem multidimensional reflete que o progresso da inclusão financeira mantém um ritmo alto e constante após a crise da COVID-19. Dentre os resultados, destaca-se que 70% dos usuários afirmam usar menos dinheiro em espécie e melhoraram sua situação financeira, enquanto 45% dos consumidores acessaram pela primeira vez um cartão ou oferta de crédito.

regenera-thumb-1116x870.png

Regenera América chega a US$ 23,7 milhões em 2023

29-09-2023

Atuamos hoje

Sabemos que o desafio é grande e requer que atuemos agora para mudar o presente e o futuro.

Baixar o Relatório 2023