Relatório Igualdade Salarial

internas relatorio de equidade salarial.png

Relatório Igualdade Salarial

Aqui no MELI acreditamos que ter equipes diversas e ambientes inclusivos são elementos fundamentais para alcançarmos o nosso propósito de democratização e inclusão do comércio eletrônico e serviços financeiros para transformar a vida das pessoas na sociedade. Por isso, garantir a equidade salarial é um ponto prioritário dentro da nossa estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão, que há anos trabalhamos de forma proativa para assegurar critérios justos e equitativos de remuneração.

Como forma de traduzir esses esforços e compartilhar essa jornada, disponibilizamos nosso relatório de Equidade Salarial clique aqui para visualizar. O documento foi revisado e consolidado pela KPMG, dando total transparência e legitimidade às informações apresentadas. Com base na metodologia internacional de certificação de equal-salary, o MELI é uma empresa com igualdade salarial (equal pay), uma vez que a diferença de remuneração é menor a 5 pontos percentuais.

A necessidade de se produzir um relatório interno com validação de uma auditoria externa de amplo reconhecimento internacional ocorreu em virtude das inconsistências identificadas no relatório unilateral sobre igualdade salarial elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Governo Federal, com informações extraídas do e-social de 2022.

Além de outras incorreções, é importante ressaltar que este relatório governamental tomou como base o agrupamento de cargos por CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Esse agrupamento, diferentemente do utilizado internamente nas organizações e o estabelecido na legislação atualmente vigente, não considera, entre outras questões: (i) a estrutura de carreira e senioridade das funções; (ii) a localidade em que o trabalho é desenvolvido; (iii) a expertise e a performance individual de cada colaborador no exercício de suas atividades; e (iv) o tempo de serviço de cada pessoa na empresa e na respectiva função, ou seja, a metodologia utilizada para elaboração do relatório governamental não reflete a nossa estrutura de cargos e salários e está em desconformidade com o que estabelece a legislação quando se avalia igualdade salarial.

Desta forma, se tornou imprescindível a produção e publicação conjunta de um relatório que observe os requisitos estabelecidos em Lei para a correta compreensão dos nossos clientes, fornecedores, parceiros comerciais e investidores sobre o comprometimento do MELI em relação à igualdade salarial em suas operações. Assim, em cumprimento à Lei nº 14.611 de 04 de Julho de 2023, o MELI publica os relatórios de igualdade salarial. Clique aqui para visualizar o relatório.

regenera-thumb-1116x870.png

Regenera América chega a US$ 23,7 milhões em 2023

29-09-2023

Atuamos hoje

Sabemos que o desafio é grande e requer que atuemos agora para mudar o presente e o futuro.

Baixar o Relatório 2023