Regenera América

Regenera América chega a US$ 23,7 milhões em 2023

O programa já soma 9 iniciativas na América Latina desde o seu lançamento em 2021.

regenera-hero.png

O programa já soma 9 iniciativas na América Latina desde o seu lançamento em 2021.

O Mercado Livre alcançará, neste ano, US$ 23,7 milhões investidos no Regenera América, programa criado para promover a regeneração e conservação de biomas icônicos da América Latina, região que abriga 40% da biodiversidade do planeta. Ao financiar projetos que combinam a proteção da biodiversidade e a captura de dióxido de carbono da atmosfera, a iniciativa busca contribuir para mitigar as mudanças climáticas por meio de soluções de longo prazo baseadas na natureza.

Em apenas três anos desde o seu lançamento, em 2021, o Regenera América já atingiu a marca de nove projetos implementados na região, atualmente concentrados no Brasil e no México. Os três novos projetos deste ano são o Curuá, no estado do Pará, na região norte do Brasil; Novas Florestas, na Mata Atlântica brasileira; e o Corredor Campeche, no México, focado na Selva Maya. Três iniciativas apoiadas no ano anterior, Águas do Río, Corredor Pau Brasil e Café Apuí, também serão expandidas, potencializando os benefícios dos processos em andamento e das cadeias de restauração geradas..

Considerando as iniciativas anunciadas este ano, o Regenera América somará mais de 15.000 hectares de floresta nativa em processo de restauração e conservação, o equivalente a mais de 14 milhões de árvores restauradas ou conservadas. Isso resultará na captura estimada de mais de 1,1 milhão de toneladas de CO2e ao longo de 30 anos e na prevenção da emissão de mais de 3 milhões de toneladas de CO2e no mesmo período.

Entre as novas iniciativas está o projeto Curuá, no estado do Pará, ao norte do Brasil, uma das áreas mais densamente florestadas da Amazônia, onde o desmatamento causou impactos ambientais significativos. Com o Regenera, será apoiada a fase inicial do projeto de conservação de 8.200 hectares, evitando a emissão potencial de mais de 3 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente em 30 anos. Por sua vez, o projeto Novas Florestas focará no reflorestamento de 155 hectares por meio do plantio de quase 300.000 árvores nativas na Mata Atlântica, perto de São Paulo, área que abriga importante diversidade vegetal e animal, além de fornecer água potável a milhões de pessoas. No México, o Regenera América apoiará a iniciativa Corredor Campeche em parceria com a Toroto, empresa líder no setor ambiental que trabalha com soluções baseadas na natureza para enfrentar a crise climática. Serão restaurados mais de 720 hectares da Selva Maya, considerada a maior floresta tropical da América Central.

Além disso, será ampliado o alcance do projeto Águas do Rio, na região dos Parques Tinguá-Bocaina, no Brasil: serão reflorestados 100 hectares adicionais, alcançando um total de 170 hectares com o plantio de mais de 166.000 árvores nativas da Mata Atlântica no Rio de Janeiro, contribuindo para a conservação da biodiversidade e a proteção das bacias hidrográficas da região. A iniciativa Corredor Pau Brasil, no estado da Bahia, também será expandida, adicionando mais 100 hectares, totalizando 170 hectares de floresta atlântica restaurados por meio do plantio de quase 170.000 árvores autóctones, apoiando assim a criação de um corredor biológico entre dois parques nacionais. Ao projeto Café Apuí serão adicionados 10 hectares e 20.000 novas árvores nativas, totalizando 20 hectares de restauração na floresta amazônica que, em sinergia com a produção de café, contribuem para o desenvolvimento de uma agricultura responsável e a geração de renda alternativa para as famílias produtoras locais.

A cada ano que nossa operação cresce, aumenta também a nossa responsabilidade e compromisso com a América Latina. Apoiados pela tecnologia, pela ciência, pelos especialistas, produtores e comunidades locais, continuamos investindo uma quantia proporcional à nossa pegada de carbono em iniciativas que regeneram florestas e contribuem para a conservação da biodiversidade e o bem-estar de nossas comunidades. No Mercado Livre, sabemos que o momento de agir é agora. Esses últimos três anos de aprendizado nos permitiram consolidar o Regenera América, e hoje podemos dizer com orgulho que temos uma carteira significativa de projetos que contribuem para proteger e regenerar biomas nativos, essenciais para a vida humana e a luta contra as mudanças climáticas.

Guadalupe Marín, Diretora Regional de Sustentabilidade do Mercado Livre.

Pachama

Todos os projetos, tanto no Brasil quanto no México, serão impulsionados pelo Mercado Livre junto com a Pachama, parceira estratégica do programa. A Pachama é uma empresa de tecnologia que utiliza os avanços mais recentes em imagens de satélite, sensores remotos e learning machine para medir e monitorar o carbono armazenado nas florestas ao longo do tempo, com uma precisão sem precedentes. Com uma forte presença no território, ela articula com organizações locais implementadoras para originar novos projetos.

É uma honra para nós fortalecer nossa parceria com o Mercado Livre para continuar impulsionando a regeneração e conservação dos biomas icônicos da América Latina, essenciais para capturar e armazenar grandes quantidades de dióxido de carbono, o que é fundamental para mitigar as mudanças climáticas. Este ano, apenas com os três novos projetos, iremos proteger e restaurar mais de 9.000 hectares de terras no Brasil e no México, conservando mais de 2.000.000 de árvores e plantando mais de 800.000. As iniciativas terão um impacto significativo nas comunidades locais, na vida selvagem e em nosso clima, que mediremos constantemente ao longo dos anos.

Diego Saez-Gil, Co-Fundador e CEO da Pachama.

Regenera

O espírito empreendedor do Mercado Livre faz com que a empresa constantemente se questione sobre o que pode fazer de melhor para inovar, transformar e gerar impacto social e ambiental positivo nas comunidades onde opera. Somando os projetos anunciados este ano, o Regenera América terá iniciado processos de restauração e conservação de mais de 15.000 hectares de floresta nativa, equivalentes a mais de 14 milhões de árvores restauradas ou conservadas, que contribuirão com uma captação estimada de mais de 1,1 milhão de toneladas de CO2e em 30 anos e a prevenção da emissão de mais de 3 milhões de toneladas de CO2e no mesmo período. Mais informações em www.regeneraamerica.com

Bosque_mantiqueira_3076a555cd.png

Mercado Livre lança programa de regeneração e conservação

09-03-2021

Atuamos hoje

Sabemos que o desafio é grande e requer que atuemos agora para mudar o presente e o futuro.

Baixar o Relatório 2023