Inclusão Produtiva

Mercado Livre assume compromisso pela Inclusão Produtiva das Juventudes

Adesão vai reforçar as ações da empresa para impulsionar a empregabilidade e a formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade.

internas  Inclusão Produtiva das Juventudes.png

Inclusão Produtiva

Segundo a pesquisa PNAD/IBGE, 20% dos 49 milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos vivem atualmente sem trabalho e sem emprego. Um dos caminhos para enfrentar essa realidade é a promoção da Educação Profissional e Técnica (EPT). Segundo dados levantados em 2022 pela Fundação Roberto Marinho, Itaú Educação e Trabalho e Fundação Arymax, os jovens com formação técnica permanecem na companhia e evoluem de cargo em 42% das empresas entrevistadas. Em 61% delas, há algum gestor que já ocupou cargo técnico anteriormente.

Para reforçar seu compromisso com a inclusão produtiva das juventudes, o Mercado Livre aderiu, em dezembro de 2023, ao Movimento 1 Milhão de Oportunidades (1MiO) e ao Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, liderado pelo UNICEF Brasil e realizado em parceria com a Organização Internacional do Trabalho e o Ministério do Trabalho. A iniciativa visa unir esforços para impulsionar a empregabilidade e formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade no País até 2030. O Pacto também conta com a parceria estratégica do Pacto Global das Nações Unidas e o apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).

Em dois anos, o 1MiO já reúne mais de 140 empresas e 1.833 municípios parceiros e gerou mais de 250 mil oportunidades.

Conheça as iniciativas de educação e inclusão da juventude apoiadas pelo Mercado Livre

“A adesão do Mercado Livre a esses movimentos reforça o compromisso com a inclusão produtiva de jovens por parte do nosso ecossistema. Além de promover a empregabilidade de jovens em nossas operações, investimos em diversas iniciativas de formação para que jovens de toda a América Latina possam acessar oportunidades educativas de qualidade e comecem a traçar seus próprios caminhos na tecnologia”

Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre
regenera-thumb-1116x870.png

Regenera América chega a US$ 23,7 milhões em 2023

29-09-2023

Atuamos hoje

Sabemos que o desafio é grande e requer que atuemos agora para mudar o presente e o futuro.

Baixar o Relatório 2023