Frota elétrica

Mercado Livre aumenta sua frota elétrica na América Latina

1.000 veículos, uma das maiores frotas de mobilidade sustentável da região.

ambiente_stakeholder.png

Com 1.000 veículos, a empresa consolida uma das maiores frotas de mobilidade sustentável da região.

O Mercado Livre, empresa líder em tecnologia de comércio eletrônico e serviços financeiros na América Latina, já conta com mais de 1.000 veículos elétricos, consolidando assim uma das maiores frotas de mobilidade elétrica em toda a região.

Esse crescimento é acompanhado pela instalação de novos pontos de carregamento, totalizando mais de 200 pontos na América Latina. Além disso, há um investimento contínuo em uma frota de caminhões movidos a gás natural, um combustível que emite cerca de 18% menos carbono do que o diesel. Hoje, são mais de 130 veículos desse tipo.

O Mercado Livre encara a evolução da eletromobilidade como um desafio sistêmico. Além de reforçar sua frota de veículos, a empresa trabalha com parcerias estratégicas para acelerar a transição ao longo de toda sua cadeia de valor. Nesse sentido, acaba de firmar um acordo com a NewLab, uma plataforma internacional de inovação com sede regional em Montevidéu, para acelerar a transição de sua rede logística para uma frota de veículos com emissões reduzidas.

A partir dessa parceria, está em desenvolvimento o Studio “Low-Carbon Logistics”, com o objetivo de testar protótipos e incorporar tecnologias emergentes de baixas emissões de dióxido de carbono (CO2), com foco nos veículos utilizados para a última milha na distribuição de envios, especialmente em áreas de maior tráfego e densidade populacional.

Além de ter ultrapassado a marca de 1.000 veículos elétricos, o Mercado Livre já abastece 100% de seus 21 centros logísticos e escritórios com energia limpa. Todas as caixas usadas em sua logística contêm pelo menos 30% de papelão reciclado em sua composição, e o uso do plástico reciclado já está sendo incorporado em sacolas, chegando a 50% em países como o México. E, como parte de seu programa Regenera América, a empresa investiu mais de US$10 milhões em projetos de regeneração e conservação dos ecossistemas naturais icônicos da América Latina, com mais de 10 milhões de árvores em processo de restauração.

"O rápido crescimento do Mercado Livre na América Latina nos desafia a sermos cada vez mais eficientes para gerenciar e reduzir nosso impacto ambiental, especialmente em um tema crítico como a mobilidade sustentável. Estamos satisfeitos com os avanços alcançados e, acima de tudo, comprometidos em acelerar o impacto de nossas iniciativas de mobilidade, energias renováveis e circularidade de materiais, trabalhando em conjunto com todos os envolvidos nessa agenda"

Guadalupe Marin, Diretora de Sustentabilidade do Mercado Livre.
regenera-thumb-1116x870.png

Regenera América chega a US$ 23,7 milhões em 2023

29-09-2023

Atuamos hoje

Sabemos que o desafio é grande e requer que atuemos agora para mudar o presente e o futuro.

Baixar o Relatório 2023