Mercado Livre e Newlab

Mercado Livre e Newlab convocam startups interessadas em participar do Studio Low Carbon Logistics

Mercado Livre e Newlab convocam projetos de mobilidade focados em redução de emissões de carbono

3Blog Newlab.jpg

Projetos-piloto de mobilidade focados em redução de emissões de carbono podem ser inscritos até 4/9.

Mercado Livre e Newlab, plataforma internacional de inovação com sede regional em Montevidéu, se uniram para fomentar a inovação em mobilidade sustentável por toda a América Latina. Juntas, as empresas pretendem abordar um dos principais desafios enfrentados pelas empresas de logística atualmente: a descarbonização de suas operações.

Para alcançar esse objetivo, foi aberta uma chamada para startups interessadas em participar do Low Carbon Logistics Studio. As inscrições vão até 4 de setembro, com foco em projetos-piloto de mobilidade com baixas emissões de carbono. A iniciativa visa aplicar tecnologias emergentes para enfrentar os desafios e avançar nos objetivos ambiciosos que a descarbonização traz, por meio da criação de uma rede logística multimodal de veículos elétricos na América Latina.

“Estamos abrindo esta convocatória para identificar soluções promissoras de mobilidade de baixo carbono de empresas de todo o mundo e desenvolver pilotos para validá-las”

Tiago Cunha, Diretor de Desenvolvimento e Otimização de Transporte do Mercado Livre.

"Essa aliança faz parte de nossos esforços para acelerar a transição da maior rede logística de comércio eletrônico da América Latina para uma frota de veículos com emissões reduzidas"

Guadalupe Marín, Diretora de Sustentabilidade do Mercado Livre.

Soluções inovadoras

A missão é co-projetar e implementar uma série de pilotos que sirvam como estudo de caso para soluções inovadoras na cadeia de valor de última milha do Mercado Livre, nos seguintes campos:

  • Micromobilidade: uso de veículos leves como bicicletas elétricas, motocicletas elétricas, Tuc-Tucs, etc., aproveitando tecnologias como recarga eficiente para a redução de emissões.
  • Retrofit/Hibridização: transformação de veículos existentes na logística de distribuição da última milha com motor de combustão interna em mobilidade elétrica, acelerando a transição para métodos de baixas emissões.
  • Carregamento privado compartilhado: solução para o recarregamento de frota de veículos elétricos por meio da instalação de compartimentos compartilhados em locais urbanos estratégicos.
  • Carregadores portáteis para veículos elétricos: oferta de carregadores portáteis, confiáveis e inteligentes para veículos elétricos em armazéns, promovendo sua incorporação de maneira lucrativa.
  • Plataforma de otimização de veículos elétricos: otimização da infraestrutura de carregamento, rotas e administração de frota elétrica para operações eficientes e produtivas.
  • Logística interna: aproveitamento de diferentes formas de uso de drones para buscar melhores ofertas de entregas no mesmo dia da compra.

Para a sua inscrição, clique aqui. O primeiro ano do projeto se concentrará em abordar uma visão futura do ecossistema de mobilidade da última milha, onde diferentes fatores para a redução da pegada de carbono, infraestrutura e otimização de sistemas serão áreas-chave para identificar oportunidades de produtos e serviços inovadores e de alto impacto, a fim de avançar por meio da implementação de projetos-piloto.

Newlab é uma ponte entre as necessidades específicas de grandes empresas, como o Mercado Livre, que desejam liderar as mudanças tecnológicas, e as ideias mais inovadoras de empreendedores de alto impacto. Contamos com um método muito eficaz para transformar projetos embrionários em pilotos prontos para implementação, acompanhando corporações ou governos para trabalhar em conjunto com startups. Descarbonizar a economia e a sociedade é um dos desafios mais urgentes de nossos tempos, e o Mercado Livre está liderando essa jornada na região

Fernando de la Fuente, VP de Produtos e Programas da Newlab Latam.

As startups

As startups selecionadas terão a oportunidade de testar sua tecnologia junto com o Mercado Livre e o Newlab, aproveitando as operações do Mercado Livre na América Latina, a sede da Newlab LATAM no Uruguai e o recém-lançado centro de inovação em mobilidade da Newlab em Detroit. Eles também terão benefícios como:

  • Laboratórios novos, investimentos e exposição.
  • Fundo compartilhado entre as empresas participantes para financiar o desenvolvimento do piloto e compensar os custos associados.
  • Suporte da Newlab para crescer e avançar no conceito do piloto.
  • Suporte contínuo da equipe da Newlab e do Mercado Livre, além de uma rede relevante para incorporar tecnologias que promovam soluções para impulsionar a logística com baixo carbono.
  • Assinatura compartilhada e infraestrutura da Newlab.
  • Compromisso com especialistas líderes na indústria, empresa e campo acadêmico por meio de programas selecionados e horários de atendimento.
  • Acesso à infraestrutura do banco de testes nos locais piloto da Newlab, incluindo Brooklyn Navy Yard, campus Central Michigan em Detroit, Uruguai e mais.

Recentemente, a Newlab e o Mercado Livre anunciaram sua aliança, focada em acelerar a transição de sua rede logística para uma frota de veículos com emissões reduzidas. Atualmente, o Mercado Livre conta com uma frota de mais de 1.000 veículos elétricos na América Latina, uma das mais importantes da região. Para os próximos anos, pretende alcançar uma frota de até 10 mil veículos elétricos.

regenera-thumb-1116x870.png

Regenera América chega a US$ 23,7 milhões em 2023

29-09-2023

Atuamos hoje

Sabemos que o desafio é grande e requer que atuemos agora para mudar o presente e o futuro.

Baixar o Relatório 2023