Mercado Pago oferece 5 mil bolsas de estudo para empreendedoras na América Latina

Por meio de parcerias com o movimento Pró-Mulher, Aliança Empreendedora e Barkus, o Mercado Pago promove a capacitação gratuita de mulheres empreendedoras.

internas bolsa de estudo.png

O Mercado Pago lança uma nova convocatória

O Mercado Pago lança a terceira convocatória para a capacitação gratuita de 5 mil mulheres em toda a região, por meio das iniciativas “Emprende Pro Mujer”, na Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, e “Agora Vai, Mulher!”, promovida em parceria com a Aliança Empreendedora e a Barkus, no Brasil. O principal objetivo é promover o desenvolvimento de empreendimentos e negócios liderados por mulheres, por meio de educação financeira, habilidades digitais e liderança.

“Na América Latina, mais de 50% das micro, pequenas e médias empresas são lideradas por mulheres. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para fechar as lacunas históricas. O Mercado Pago e seus parceiros querem que as mulheres se sintam empoderadas em seu papel de empreendedoras, que tenham ferramentas para melhorar sua capacidade de gerar renda e que possam projetar um futuro sustentável para seus negócios”

diz Guadalupe Marín, diretora de Sustentabilidade do Mercado Livre.

Capacitação e mentorias personalizadas

Por meio desses programas, empreendedoras da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai poderão participar de cursos digitais, com acesso a conteúdo dinâmico, capacitações e mentorias personalizadas para adquirir habilidades financeiras, de liderança e digitais, visando impulsionar as vendas de seus negócios, administrar melhor suas finanças e conquistar autonomia financeira. O programa foi projetado para que as empreendedoras possam realizá-lo em seu ritmo, dependendo de sua disponibilidade e horários.

“Para que todas as mulheres da América Latina possam atingir seu pleno potencial, precisamos criar sinergias e trabalhar em equipe. Estamos contentes que o Mercado Pago seguirá confiando em nossa organização por mais um ano, pois com seu apoio conseguiremos expandir nosso impacto e alcançar milhares de mulheres com soluções concretas para melhorar seus negócios e transformar sua qualidade de vida”

afirma Anna Romanelli, gerente global de Educação e Empreendedorismo de Pró-Mulher.

Empoderamento financeiro das mulheres

“O programa ´Agora Vai, Mulher!´ é uma parceria muito poderosa, pois tem como objetivo empoderar financeiramente as mulheres, gerando transformações profundas em suas vidas e seus negócios. Até o momento, mais de 700 mulheres empreendedoras foram capacitadas e mais de 144 aceleraram seus negócios. Continuamos trabalhando para ampliar ainda mais o impacto e o alcance de nossa parceria”, afirma Lina Maria Useche Kempf, cofundadora e Relações Institucionais da Aliança Empreendedora.

Nos últimos dois anos, essa iniciativa formou mais de 5.400 mulheres empreendedoras que incorporaram habilidades e soluções para alavancar seus projetos. Após a conclusão do programa, 87% das participantes se consideravam capacitadas em seu papel de empreendedoras, 63% afirmaram ter incorporado habilidades financeiras e 85% disseram ter adicionado canais de vendas digitais a seus empreendimentos. Além disso, 86% afirmaram que o programa permitiu que colocassem em prática a elaboração de orçamentos e 75% indicaram que começaram a economizar.

O programa foi pensado para atender às necessidades das mulheres que estão no estágio de idealização, bem como as que já têm uma empresa consolidada e querem expandi-la para outros mercados. O programa também busca o desenvolvimento contínuo das empreendedoras, oferecendo àquelas que já se formaram uma nova bolsa de estudos para continuar a capacitação: 26% das participantes continuaram com a etapa seguinte do curso. As candidatas da Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai poderão se inscrever no "Emprende" através deste link. As empreendedoras sediadas no Brasil podem se inscrever no "Agora Vai, Mulher!" através deste link.

Saiba mais sobre nossas iniciativas de fomento ao empreendedorismo feminino.

regenera-thumb-1116x870.png

Regenera América chega a US$ 23,7 milhões em 2023

29-09-2023

Atuamos hoje

Sabemos que o desafio é grande e requer que atuemos agora para mudar o presente e o futuro.

Baixar o Relatório 2023