Regenera Talks
Veja como foi o Regenera Talks
Em um diálogo inspirador com Paul Hawken e empreendedores latino-americanos, evento debateu a importância da regeneração no enfrentamento dos desafios sociais e ambientais deste século

Encontro sobre regeneração organizado pelo Mercado Livre
Conduzido pela jornalista argentina Tais Gadea Lara, o Regenera Talks, encontro sobre regeneração organizado pelo Mercado Livre, recebeu Paul Hawken, ecologista, empresário, escritor, ativista e uma das vozes mais respeitadas do mundo no tema da sustentabilidade. Ele é o fundador do Projeto Drawdown, uma organização sem fins lucrativos dedicada a pesquisar soluções para a mitigação e reversão do aquecimento global. Durante a conversa, Hawken compartilhou sua visão sobre a regeneração como estratégia fundamental para o enfrentamento dos desafios sociais e ambientais deste século. “Regeneração significa colocar a vida no centro de todas as nossas decisões. É uma virada que deve nortear todas as nossas ações,” explicou.

”Temos que impulsionar a humanidade para a possibilidade e não para a probabilidade. E as possibilidades que temos são maravilhosas”.
Ambientalista, empresário, autor e ativista.
Regeneração como novo paradigma
Para o ecologista, o processo de regeneração não deve se limitar aos ecossistemas, afinal, não adianta recuperar a natureza se continuarmos apostando em um sistema econômico e em modelos de produção que a destroem. E as empresas vêm desempenhando um papel fundamental nessa virada. “Qualquer bom CEO olha para o futuro e entende que, para prosperar, ele precisa mudar”, disse. “O objetivo principal dos negócios deve ser servir à humanidade. A mudança de paradigma para a regeneração é importante porque ela aprofunda e melhora a relação com a terra, os ecossistemas e as comunidades”, completou. Com uma visão pragmática, Hawken afirma que não devemos esperar que essas transformações partam das grandes lideranças mundiais ou dos grandes acordos internacionais. “A diferença vai surgir das pessoas, das empresas, dos fazendeiros, das cidades. Vão surgir das instâncias que estão mais próximas das comunidades”.

”A região latinoamericana é uma potência socioambiental. Podemos transformar negócios regenerativos no nosso maior ativo econômico”.
VP de Sustentabilidade e Relações Públicas da Natura & Co
Regeneração na prática
Além da fala inspiradora de Paul Hawken, os participantes puderam conhecer cinco experiências de regeneração em andamento na América Latina. Alex Pryor, presidente da Guayaki, Emiliano Donadio, Diretor Científico da Fundação Rewilding Argentina, Marcelo Behar, vice-presidente de Sustentabilidade e Relações Públicas da Natura &Co, e Shaun Paul, CEO da Ejido Verde, comentaram suas principais iniciativas, modelos de negócios baseados na regeneração e como veem a evolução do tema na região. O Mercado Livre também compartilhou sua trajetória e os desafios do Regenera América, programa que promove a conservação e regeneração de biomas icônicos na América Latina. Com um investimento inicial de US$ 8 milhões, o Regenera América está apoiando dois projetos de restauração em 2021: o Projeto de Conservação da Mantiqueira e o Corredores para a Vida, ambos localizados no bioma Mata Atlântica no Brasil. Guadalupe Marín, Diretora de Sustentabilidade do Mercado Livre, afirmou estar convencida de que “para gerar uma verdadeira mudança, devemos não apenas mitigar o impacto ambiental, mas também começar a regenerar e devolver recursos à natureza”. “Temos orgulho de promover o diálogo entre especialistas que já trabalham na restauração de ecossistemas, agregando vozes e soluções que podem acelerar a agenda na

”Por que estamos fazendo o que fazemos? Essa é uma questão que devemos viver diariamente”.
Presidente da Guayaki
Atuamos hoje
Sabemos que o desafio é grande, mas temos a convicção de que a hora de agir é agora.
Baixar o Relatório 2022